2015/05/29

CMS inicia ações do Dia Mundial de Combate ao Tabagismo

Nesta quinta feira , dia 28 de maio , a enfermeira Mariana se reuniu para o ''Dia Mundial de combate ao tabaco '' com o grupo de tabagismo  no auditório da Policlínica . Mariana explicou os malefícios que o tabaco pode trazer a saúde , exercícios com o educador físico Gabriel Garcia e  exercicios de imaginação e estimulo nessa caminhada sem o tabaco.


Conheça um cigarro por dentro:
- A fumaça do cigarro é uma mistura de aproximadamente 4.700 substâncias tóxicas diferentes; constituída de duas fases: a fase particulada e a fase gasosa. A fase gasosa é composta, entre outros, por monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído, acroleína. A fase particulada contém nicotina e alcatrão.
- O alcatrão é um composto de mais de 40 substâncias comprovadamente cancerígenas, formado à partir da combustão dos derivados do tabaco. Entre elas, o arsênio, níquel, benzopireno, cádmio, resíduos de agrotóxicos, substâncias radioativas, como o Polônio 210, acetona, naftalina e até fósforo P4/P6, substâncias usadas para veneno de rato.
- O monóxido de carbono (CO) se junta à hemoglobina (Hb) presente nos glóbulos vermelhos do sangue, que transportam oxigênio para todos os órgãos do corpo, dificultando a oxigenação do sangue, privando alguns órgãos do oxigênio e causando doenças como a aterosclerose.
- A nicotina é considerada pela Organização Mundial da Saúde/OMS uma droga psicoativa que causa dependência. A nicotina age no sistema nervoso central como a cocaína, com uma diferença: chega em torno de 9 segundos ao cérebro. Por isso, o tabagismo é classificado como doença estando inserido no Código Internacional de Doenças (CID-10) no grupo de transtornos mentais e de comportamento devido ao uso de substância psicoativa.


COMO PARAR:
1. Convença a si mesmo. Escreva seus motivos para parar e reveja essa lista com regularidade. 
2. Busque ajuda. Se você tem fumado escondido, agora é hora de contar a alguém e buscar ajuda. Conte às pessoas de quem escondia o vício que você vai parar de fumar e peça ajuda a elas.
3. Marque uma data para parar. Marque em seu calendário um dia específico para parar de fumar dentro de duas semanas. Conte a sua família e amigos que vai parar nesse dia.
4. Jogue fora. Antes de chegar o dia de parar, faça uma boa procura em seu quarto, carro e roupas para ver se há algum cigarro. Jogue fora todos que encontrar, bem como isqueiros, fósforos e cinzeiros.
5. Descubra como suportar os sintomas de abstinência. Beba bastante suco de fruta ou água e durma mais. Lembre-se de que o desconforto é temporário, mas os benefícios são permanentes!
6. Evite tentações. Fique longe de lugares e situações que podem deixá-lo tentado a fumar. Você talvez precise parar de se associar com colegas que fumam.
7. Evite arranjar desculpas. Não engane a si mesmo, dizendo: "Só vou dar mais uma tragada." Pensar assim geralmente acaba numa completa recaída. 




0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua São Godofredo, 45 - Penha - Rio de Janeiro - RJ

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h

Telefones

(21) 3976-5038

Tecnologia do Blogger.

Seguidores